Outras áreas que um publicitário pode atuar.


Há muito tempo se tem uma discussão se o curso de publicidade e propaganda ao invés de ser um curso bacharelado poderia ser um curso, profissionalizante ou tecnólogo, o motivo desse debate é a grande abrangência de matérias que o curso proporciona e que talvez nunca serão usadas no dia a dia do publicitário, a vantagem dessa abrangência são os campos de trabalho que abrem para os publicitários, pois verdade  seja dita aos iniciantes a sua chance de chegar a trabalhar em uma agência de publicidade são minimas e o motivo não é falta de mão de obra capacitada e sim falta de geração de vagas, e isso faz com que muitos desistam da carreira de publicitário, mas existem outras profissões que os profissionais de publicidade são sempre bem vindo vou falar de algumas delas umas  com mais e outras com menos status

Vendedor – não conheço ninguém que tenha feito faculdade para se tornar vendedor, mas devido ao mercado de RH não se informar devidamente sobre o potencial de um publicitário, criou se o esteriótipo que  publicitários são comunicativos, cara de pau, e tem grande poder de persuasão ( o que não deixa de ser uma verdade), de qualquer forma aconselho aos estudantes terem alguma experiência com vendas para aprimorar a comunicação e o poder argumentativo que pode ser útil mais a frente

Operador de Telemarketing – essa é uma área em franca expansão no Brasil, que acolhe a todos, sendo única exigência o segundo grau, mas como os publicitários, tem a fama de serem comunicativos e vendedores os bacharéis em publicidade são vistos como profissionais diferenciados nesse ramo.

Pesquisador – a pesquisa é um dos braços da  área do atendimento publicitário e dos departamentos de marketing, provavelmente você terá alguma matéria sobre o assunto enquanto cursa publicidade e como ainda não a no Brasil uma faculdade ou curso para pesquisa novamente os publicitários são bem vistos pelos institutos de pesquisa.

Assistente de Marketing – Conforme já disse em um dos meus textos a criação é a área mais cobiçada da publicidade, no entanto, durante o curso muitos tendem a gostar muito mais da parte do marketing (planejamento de ações diversas) do que as outras áreas que envolvem a publicidade, essa não chega a ser uma área fora da publicidade já que muitos cursos dividem sua ênfase em criação e marketing, porém é uma área onde se enfrenta ampla concorrência devido ao grande número de profissionais que podem exercer tal função tais como: administradores e relações publicas.

Design Gráfico  – não basta saber criar, tem que saber passar essas ideias para o papel e não somente com rabiscos e sim tudo computadorizado para ser publicado em revistas, jornais, outdoor e banners, então é uma tendência para quem quiser trabalhar na área de criação ter uma noção de computação gráfica, a concorrência é grande pois muitos sabem “mexer” hoje em dia nos softwares gráficos.

Produtor– assim como não basta ter boas ideias para a mídia impressa, o mesmo vale para a televisão, onde necessita de pessoas para produzirem determinado comercial, editar entre outras coisas.

Consultor de Vendas – atenção muitas empresas tem usado o nome de consultor de vendas para o cargo de vendedor externo, quando na verdade um consultor de vendas detecta falhas na comunicação entre vendedor e cliente, treina vendedores entre outras coisas, mas o importante é que o publicitário está gabaritado a atuar nessa profissão.

Trafego – essa é uma das funções que está em extinção nas agências de publicidade, mas muitas ainda a utilizam, quem atua nessa função não precisa ser necessariamente um publicitário, mas dão preferência a quem seja um, mas é o profissional que informa aos departamentos sobre os prazos e metas de execução de todas as tarefas.

Com certeza existem mais áreas que os publicitários podem atuar, mas isso varia de curso para curso.

É isso.

Jean

Consultor de Marketing

jean@igospel.com.br

Anúncios

4 comentários em “Outras áreas que um publicitário pode atuar.”

    1. Atuo nesse mercado há 6 anos, convivo com outros mais experientes e esses compartilham da mesma opinião, se sua percepção é diferente o espaço está aberto para você provar ao contrario usando argumentos, falando de tal expansão do que simplesmente duas frases jogadas ao vento.

  1. O mercado de trabalho está muito ruim?
    Vou começar na faculdade de publicidade agora e estou preocupado. Tenho medo de ganhar pouco e não conseguir um emprego legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s