Bolsa de Valores é muito mais que ações.


Quando falamos em bolsa de valores a primeira coisa que vem a mente  são operações com ações, maioria dos sites  sobre investimentos em renda variavel sempre da destaque a esse tipo de investimento, porem a bolsa de valores é um mercado muito maior do que simples transações de compra e venda de ativos nesse artigo apresentarei alguns deles :

BM&F- Devido ao foco da maioria dos investidores em renda variável ser ações, quem já acessou o site da Bovespa e prestou atenção percebeu que a Bovespa na verdade se chama BM&FBovespa onde o primeiro nome significa bolsa de mercadorias e futuros, noramlmente a mesma corretora que faz a intermediação da compra e venda de ações, tem autorização também para atuar na BM&F, onde se negocia mercadorias como milho, soja, ouro, boi, café, açúcar, ethanol através de mini contratos, e apesar de ser um mercado pouco comentado por analistas e demais investidores em renda variável ele movimenta mensalmente  em média por mês A cifra de 3,5 trilhões de reais, contra 123 bilhões do mercado de ações.

Opções – é um investimento que faz parte do mercado de derivativos, sem usar termos técnicos e (pouco entendo sobre esse mercado) acredito que usando um exemplo é mais fácil de explicar suponhamos que você tenha um carro e eu esteja interessado em comprá-lo e te faço a seguinte prosposta: “Para você vender o seu carro para mim no mês que vem por 100 mil reais eu lhe pago 10 mil reais, observe eu não paguei para 10 mil pelo carro e sim  para você me vender o carro por 100 mil reais no mês que vem, feito isso mês que vem você tem que vender o seu carro para mim por 100 mil reais no prazo combinado sendo assim você recebe 110 mil reais pela venda, caso eu não compre o seu carro eu perco os 10 mil reais, por que não exerci meu direito de compra, E vamos supor que seu carro mês que vem de 100 mil reais passe a custar 150 mil, você também não podera vender por 150 mil e sim por  100 mil já que você deu sua palavra já eu antes do vencimento do prazo posso vender minha opção de comprar o carro para outra pessoa, tirando assim o meu lucro.

Um exemplo com ações uma vamos que a opção da XXXK49, custe R$,0,19 com vencimento até o 30 desse mês, nesse periodo eu que tenho posse da opção decido se quero exercer o direito de comprar o ativo por R$49,00 ou se eu quero vender esse meu direito, caso não faça nenhum dos dois até o vencimento, eu perco esses 19 centavos.

Portanto cautela ao investir em opções, pois o risco é muito grande embora seja mais rentavel que ações o risco também é bem maior.

Fundos Imobiliarios – certamente você já ouviu falar em especulação imobiliaria, investimentos em imoveis e talvez até tenho despaertado o interesse em fazer esse tipo de investimento, mas o pequeno investidor depara com um grande empecilho desse tipo de investimento que da forma tradicional sai muito caro, já que tem que comprar o imovel a vista, para vende-lo mais caro, ainda tem a burocracia com escrituras, contratos e impostos, mas para quem quer investir em imoveis sem ter um grande capital, e sem burocracia a bolsa de valores oferece fundos imobiliarios de shoppings, hospitais e escritórios, ideal para quem quer receber dividendos e o riscos são semelhantes  a renda fixa, porém são fundos com pouca liquidez e o investidor deve está atento para isso, cado queira desfazer-se de sua cota.

IShares – as Ishares é uma especie de investimentos em ações onde o investidor ao invês de investir em uma ação, investe em um indice que compõe uma carteira de ações por exemplo BOVA11- sua remuneração é feita atravez do indice bovespa baseado nas 98 ações que compõe o indice, além desse a indices imobiliarios, de consumo, small caps, mid caps entre outros.

Em fim a bolsa de valores é muito mais que ações.

Deixe uma resposta

