A importância dos fundamentos ao investir em ações.


A importância dos fundamentos ao investir em ações.

 

Maiorias dos investidores sonham em achar foguetes na bolsa de valores, se você não está habituado aos jargões do mercado foguetes são ações que sobem rapidamente de cotação somente oscilando para cima, se fosse tão fácil qualquer pessoa que investe na bolsa de valores estaria milionário.

No entanto já tivemos alguns casos como Hering, Lojas Renner, Ecorodovias, e voltando alguns anos atrás podemos incluir a Usiminas nesse pacote.

Porém raramente vamos vivenciar essas subidas em linha reta há ser que você aposte no longo prazo ou tenha feeling para sair no momento certo de uma operação.

Mas agora vamos voltar a um mercado mais realista que é o que eu tenho que certeza que você ira vivenciar, que é o mercado em queda, afinal estamos falando de renda variável que ao contrario do que  parece muitas pessoas pensam que renda variável so sofre variações para cima, sendo que quedas é comum e normal nesse no mercado de ações e nessa hora você deve se desfazer dos seus ativos ? Depende se você já estive com altas acumuladas não há motivo colocar em risco os seus ganhos.

Agora vamos a situação inversa, você começou a usar a estratégia mais clássica que tem que é comprar na baixa e vender na alta, mas como o mercado é impresivel sua ação pode cair ainda mais e você vende, passa um tempo a ação que você comprou ultrapassa o topo do ano, dai começa as teorias da conspiração que o mercado está sendo manipulado, que analise gráfica é furada, entre outras desculpas que os investidores dão para justificar seus erros.

Por isso a importância dos fundamentos, olhando para eles você consegue separar o que é mera especulação, e oque de fato prejudica a empresa, e se a ação simplesmente está acompanhando a queda do ibovespa.

Por exemplo, certa vez as ações do Banco do Brasil, caíram porque houve uma troca de presidente, imposta pelo presidente Lula, as ações desabaram porque os investidores entenderam que o governo interferia na empresa, quem estudou os fundamentos do Banco do Brasil, com certeza detectou esse ponto negativo antes de comprar a ação, e se olhou os fundamentos, também sabia que o Banco do Brasil é o segundo maior banco do país, que as pessoas que pretendem ser clientes do banco ou adquirir qualquer produto do mesmo, não iriam mudar de ideia por causa da mudança da presidência do banco. Saberia que os fundamentos que levam o banco do Brasil ser o que é continuavam intacto.

Resultado, passado os boatos a ação cresceu em linha reta por dias e dias e quem vendeu pensando somente na especulação e não nos boatos como se não bastasse o prejuízo que tomou ainda por cima deixou de lucrar.

Lembrando os fundamentos também serve para evitar a tomada de prejuízos, como recentemente aconteceu com as siderúrgicas que tiveram suas ações prejudicadas por fatores como baixa do dólar, demanda reprimida por aço em diversos países.

Em fim olhe os fundamentos para entrar, manter, ou sair de uma operação, mesmo que seja no curto prazo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s