Fusão entre Grupo Pão de Acuçar e Carrefour mais uma derrota para o consumidor.


As decadas de 90 e 2000 foram marcadas por fusões no setor financeiro: Banco Real e Sudameris, Unibanco e Nacional, Banco do Brasil e Nossa Caixa, mais tarde tivemos fusões entre Itau e Unibanco, Santander e Banco Real, diminuindo a concorrência no setor financeiro e todo mercado com redução de concorrência beira o monopólio afinal quanto menos opções mais caro pode se tornar as tarifas  e a qualidade do atendimento também afinal isso acua o consumidor a um mercado restrito onde ele não tem para onde correr.

Um bom exemplo disso é o setor de telefonia em muitas cidades da grande São Paulo, onde uma operadora pode cobrar o que quiser, prestar o serviço como quiser e a opção é ou ficamos com esse serviço prestado de má qualidade, ou ficamos sem internet e telefone fixo e mais uma vez a empresa sai no lucro e nós consumidores prejudicados.

Ao que tudo indica a próxima fusão ocorrerá entre o Grupo Pão de Açucar e Carrefour, dois gigantes do setor de varejista, com isso podemos esperar negociações apertadas para fornecedores que devido ao poder de barganha dos dois hipermercados juntos devem diminuir suas margens de lucro, já para nós consumidores e evidente que o preço entre os dois tende a ser nivelado para o alto, ou seja, mais uma vez o consumidor sai perdendo.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s