A função da analise técnica


É comum encontrarmos muitos equívocos sobre a analise técnica, principalmente de investidores que a utilizaram e foram mal sucedidos e saíram da bolsa de valores ou então viraram investidores de longo prazo, não por achar essa a melhor estratégia, e sim pelo insucesso em operações de curto prazo, como de costume agem como a maioria das pessoas colocam a culpa de seu fracasso na analise técnica já o investidor se auto inocenta se eximindo de toda culpa e a analise técnica vira o bode expiatório de seu fracasso.

Tanto é que basta 5 minutos de conversa com os críticos da analise técnica que percebemos que não sabem a diferença entre comprar em inicio de tendência de alta  e comprar na alta, relação risco ganho, manejo e gerenciamento de risco é algo desconhecido para os tais, o que dizer então de figuras, indicadores, combinações de candles e todas as particularidades que envolvem a analise técnica ?

Por não contentes em não conhecer a analise técnica os mesmos a difamam, achando que por eles foram mal sucedidos nesse tipo de analise acha que o mundo inteiro é como eles.

Então para evitar esse tipo de conversa fiada esclarecerei algumas coisas básicas sobre analise técnica e sua função

A analise tem como função principal mostrar o que está acontecendo, portanto esqueça essa historia de que dizem que analise técnica é futurologia, já que ela trabalha com o presente e baseado no presente e passado o investidor toma sua decisão que é comprar, vender, ou ficar de fora de determinada ação, afinal em renda variável não temos certeza de nada, e vale lembrar que o longo prazo tem sua dose de futurologia afinal muitos que optam por essa estratégia  e criticam a analise técnica será que não estão prevendo o futuro ao acreditar que a boa pagadora de dividendos de hoje será a mesma boa pagadora de dividendos daqui há 20 anos e que o preço das ações estarão maiores ? O que é isso senão uma ousadia de querer prever o futuro daqui há 20 anos ?

Outra utilidade da analise técnica é encontrar pontos de entrada e saída de uma ação e limitar a perda de capital, fazendo assim uma especie de seguro de seu investimento, onde ao invés de esta a merce do mercado já que  através de dados técnicos limita-se as perdas.

E por falar em limitar perdas outra função da analise técnica é a preservação de capital, ou seja, a partir de que se crie um trading system ele evitará que o investidor entre em operações que o risco não compense os ganhos.

Resumidamente podemos dizer que a função da analise gráfica é:

  1. Saber o que está acontecendo com o preço de determinado ativo
  2. Determinar o risco de cada operação
  3. Limitar perdas
  4. Evitar entrar em operações que o risco seja maior que o ganho
  5. Determinar pontos de entrada e saída

E o investidor que souber utilizar a analise técnica corretamente sairá um vencedor , com a criação de um trading system que será o assunto de um outro artigo

Até a próxima.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s