Programas de fidelidade vale apena ter um ?


A concorrência é extremamente benéfica ao consumidor, em compensação para as empresas ela é um verdadeiro incomodo, já que quanto mais concorrência, menor a margem de lucro, já que terá que investir em bom atendimento e ao mesmo tempo em estrutura, propaganda, treinamento de funcionários e em um ambiente confortável para os consumidores  e isso impede preços abusivos para exemplificar melhor vamos a um exemplo real nos grandes centros uma garrafa de Coca Cola custa entre R$4,49 a 5,90 em um vilarejo afastado que para chegar ao centro da cidade demora 2 ou 3 horas de barco o mesma garrafa de refrigerante chega a custar R$7,00, o motivo é simples nesse vilarejo só existe uma mercearia quem não quiser pagar R$7,00 tem que tomar um barco e ter o incomodo de esperar esse barco passar e ainda gastar 2 ou 3 horas de viagem, então abusam do preço devido a falta de concorrência, nas grandes cidades vivenciamos isso em casas noturnas, shows, restaurantes, estádios que embora tenha concorrência se sair para comprar alguma coisa perde o dinheiro da entrada.

Mas para nos consumidores apenas alguns segmentos ainda não tem uma concorrência plausível, muito pelo contrario a concorrência hoje em dia no setor de comercio é simplesmente feroz, qualquer falha é capaz de fazer o cliente nunca mais voltar a comprar em tal estabelecimento, isso sem contar que ele faz propaganda negativa da empresa para amigos, familiares e colegas de trabalho.

Pensando em fidelizar clientes, ou seja fazer com que  o cliente se torne um comprador somente daquela loja são lançados os programas de fidelidade onde ao acumular determinado numero de pontos o cliente troca por recompensas, estratégia muito comum em cartões de credito, mais que muitas lojas também fazem uso.

Mas será que vale apena aderir algum ?

Se for gratuito sim, afinal brindes são sempre bons.

Agora se para aderir tal programa você tem que pagar não compensa pelo seguinte motivo, ações de marketing ou fidelização são feitas para favorecer  os serviços e comercio que os aderem, e normalmente o regaste de pontos funcionam da seguinte você junta X pontos ao acumular uma quantia suficiente você troca por um premio a principio parece vantagem mais não é vamos a um exemplo pratico com um dos produtos mais cobiçados hoje um Ipod para aderir ao programa de fidelização tem que pagar R$60,00 ao ano, e para resgatar  tal produto é necessário mais  de 51000 pontos ou seja U$$51000,00 (cinquenta e um mil dolares) ou essa quantia equivalente em reais levando em consideração a cotação do dolar hoje R$93.330,00 (noventa e três mil reais trezentos e trinta reais), agora fica a pergunta quem possui tal limite no cartão de credito e mesmo que possua quem gastara tudo isso ? E quando conseguir resgatar o Ipod provavelmente já será um produto ultrapassado e maioria nem vai conseguir resgatar tal produto, portanto nunca pague para participar de um programa de fidelidade pois não vale apena, há não ser  que você seja um empresário com cartão corporativo e faça 100% de suas compras no cartão  e não para obter prêmios e sim por necessidade, já para o consumidor comum somente se for gratuito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s