Cursos a distância vantagens e desvantagens.


Ao contrario do que muitos pensam cursos a distância não é uma novidade que surgiu com a internet, não se tem uma data especifica de quando eles surgiram, mas antes da internet se popularizar tínhamos os cursos por correspondência que por sinal ainda existem e os cursos que eram por fitas cassetes hoje são por DVD e normalmente oferecem suporte por telefone ou e mail, mas os cursos a distância que mais tem ganhado adeptos são os ministrados pela internet onde é possível fazer  cursos básicos que duram algumas horas  ou até mesmo cursar uma faculdade dai vem a pergunta de muitas pessoas será que um curso de educação a distância vale realmente a pena ?

Para ajudar na decisão de quem pretende aderir tal modalidade de ensino segue abaixo as vantagens e desvantagens começando pelas vantagens.

São mais baratos- O motivo é simples em uma instituição de ensino física é necessário gastos com a manutenção do imóvel de todo material que se encontra nele, além de precisar de um numero muito maior de funcionários e de certa forma esses custos são repassados aos alunos, encarecendo assim os cursos convencionais, isso sem contar a economia que o estudante faz com transporte e alimentação.

Disponibilidade de tempo – essa é uma das principais vantagens o estudante tem um maior flexibilidade de horários, o que na maioria das instituições não é possível e as que oferecem tal opção normalmente cobram a mais por isso.

Já as desvantagens são:

Receio do mercado de trabalho-embora não tenha nenhum estudo que comprove que o aluno de cursos a distancia seja menos eficiente que os alunos de cursos presenciais o mercado ainda olha para o aluno com certa desconfiança.

Exige maior disciplina –  Nem todas as pessoas estão acostumadas a exercerem uma atividade em casa já que as tentações são grandes, como por exemplo, em um momento de cansaço nem todos resistirão em saber que estão  há poucos segundos do sofá  ou da cama, além de querer parar para assistir televisão, navegar na internet, ouvir musica etc.

Ambiente não propicio a concentração –  Além do aluno está no lugar em que ele se sente mais confortável as pessoas também se sentem mais confortáveis para lhe interromper como algum familiar pedir um favor, a campainha ou telefone tocar, barulho do vizinho tudo isso leva a distração.

Falta de interação – Por ser um ambiente solitário, isso impede o aumento do circulo de amizades troca de experiência entre aluno e professor já que o roteiro já está pronto.

Problemas técnicos – Nas grandes cidades o aumento de pessoas que possuem banda larga é grande, mais nem sempre a estrutura é cresce então pode haver panes que podem atrapalhar seu cronograma.

Portanto em minha opinião cursos a distância servem para cursos complementares, onde o objetivo é adquirir uma noção, já cursos que exigem maior conhecimento a melhor opção é presencial.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s