A realidade sobre o mercado de trabalho para publicitários.


Desde 2006, alertava aos formandos em publicidade sobre a realidade do mercado onde uma minoria iria conseguir exercer a profissão o argumento de quem era contra essa minha opinião sempre foi que os mais competentes conseguiriam seu espaço passados sete anos desse debate o que será que mudou?

Infelizmente pouquíssima coisa mudou hoje assisti ao programa Giro Bussiness (Band News) cujo apresentador Sergio Waib trouxe dados interessantes sobre o mercado de trabalho para publicitários e dados esses complementados pelo ilustre entrevistado Roberto Duailib sócio da agência de publicidade DPZ, o que já dispensa apresentações é todo aquele que estuda publicidade ou pretende estudar deveria conhecer a história dessa grandiosa agência de publicidade.

Vamos aos dados apresentados por Sergio Waib, que já foi diretor da Jovem Pan e hoje é empresário da área de comunicação e de Roberto Duailib que simplesmente está no ramo da publicidade há 61 anos então segue os dados em negrito e parênteses a minha opinião

A publicidade emprega atualmente no Brasil 30 mil pessoas e por ano forma 37000 pessoas, (aqui fica claro que é um mercado de trabalho publicitário é inchado e não tem a mínima condições de absorver a todos os formandos para isso acontecer o mercado publicitário teria que apresentar crescimento de 107% ao ano, ou seja, a cada teria que dobrar o número de agências).

realidade da publicidade

Apenas 15% atuarão diretamente com publicidade (ou seja, mais um número desanimador, ou seja 85% dos formandos não irão exercer a função de publicitário, conforme já dizia em 2006 na turma na qual eu me formei a sala era composta por 50 alunos, desses apenas 5 conseguiram exercer a profissão)

Há espaço para trabalhar em áreas correlacionadas a publicidade ( essa é a boa notícia segundo Roberto Duailib, há espaço para os publicitários  nos fornecedores, veículos de comunicação, produtoras e empresas, porém fica o alerta do momento que o publicitário opta por atuar em uma área correlacionada ele enfrenta concorrência direta de outros profissionais com formação especifica por exemplo em uma empresa que possui departamento de marketing enfrentara a concorrência de administradores de empresas, administradores em marketing entre outros, em uma produtora enfrentará a concorrência de profissionais formados em editoração e assim por diante, ou seja, para o lado que for haverá grande concorrência)

Há espaço para empreendedores (outra boa notícia aos formandos porém como bem sabemos maioria quer um emprego e não ser dono de uma empresa).

A empregabilidade chega a 92%(caso você se forme em publicidade a chances de conseguir um emprego são grandes, agora a qualidade desses empregos, ou mesmo se atuam diretamente ou indiretamente com publicidade não foi posta em questão)

O publicitário pode atuar no comercio (segundo Duailib essa é a área onde há mais chances do publicitário conseguir uma colocação no mercado de trabalho já que a área é muito extensa)

Conclusão, fazer publicidade por puro e simples conhecimento ainda é válido, se o objetivo é ter apenas um diploma de curso superior também, para ser empreendedor também vale, agora para ser um mero funcionário, conforme podem observar é uma situação complicada onde poucos conseguirão uma vaga por incompetência? Não simplesmente porque não tem espaço para todos.

Não matar o sonho de ninguém caso insista em fazer publicidade lembre-se somente o diploma não será suficiente, portanto aprenda um segundo idioma, faça todos os cursos extra curriculares possíveis, aprenda Photoshop, Illustrator, Corel Draw, Indesing e tenha conhecimentos avançados em Excel, Word e Power Point, com isso suas chances serão bem maiores.

9 Respostas para “A realidade sobre o mercado de trabalho para publicitários.

  1. Pelo menos o texto fala que sem emprego não fica. Porém discordo desses números apresentados. Tem muita gente formada , mas concorrente mesmo são poucos, HA ESPAÇO PARA QUEM QUER. Pois muitos desistem.E outra concorrência tem em tudo que é lugar, se todo mundo tiver medo da concorrência ninguem vai tentar e vai ficar em casa assistindo tv.
    Eu prefiro ser otimista

    • Concorrência tem em todo lugar o problema da publicidade é que a concorrência é grande a ponto de gente competente ficar de fora, simplesmente porque não há vagas, uma coisa é você enfrentar a concorrência em um setor que as vagas são geradas proporcionalmente outra coisa é você concorrer em um lugar que as vagas não são criadas na mesma proporção de formandos.

  2. Pingback: Dia Mundial da Propaganda | Veja o infográfico!·

  3. Jean achei bem legal, mas você só me poderia informar de onde tirou esses dados. Sou estudante de publicidade e tenho que fazer um trabalho exatamente desse assunto, o mercado, muito obrigado e fico no aguardo

    • Desculpe a demora em responder os dados foram tirados do programa Giro Bussiness maioria deles foi apresentado pelo Dualib.

  4. Olá Jean! Achei o texto muito interessante. Sou publicitária, e a realidade infelizmente é essa. Graças a Deus eu consegui trabalhar na área, mas a grande maioria dos meus colegas de faculdade não. Muitos com pós graduação e conhecimentos extras, mas mesmo assim não conseguiram nada. E quando conseguem, é por condições que chegam a ser ridículas; Isso é um pouco complicado, gostaria que a situação fosse outra, mas ainda não consigo ver o mercado de trabalho em nossa área com otimismo.

  5. Olá Jean!Tenho um sonho de trabalhar em uma grande empresa de publicidade,começo esse ano o curso de Publicidade.Estou muito otimista obrigado pelas informações você me ajudo a ver melhor o outro lado da moeda do curso.Apesar de toda as suas informações ainda estou confiante de que com as qualificações adequadas e com a determinação que tenho não sera difícil de realizar esse sonho tenho 17 anos ja venho a algum tempo me especializando para trabalhar na área.Obrigado pelas informações e boa sorte em sua carreira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s