A realidade sobre o mercado de trabalho para publicitários.


Desde 2006, alertava aos formandos em publicidade sobre a realidade do mercado onde uma minoria iria conseguir exercer a profissão o argumento de quem era contra essa minha opinião sempre foi que os mais competentes conseguiriam seu espaço passados sete anos desse debate o que será que mudou?

Infelizmente pouquíssima coisa mudou hoje assisti ao programa Giro Bussiness (Band News) cujo apresentador Sergio Waib trouxe dados interessantes sobre o mercado de trabalho para publicitários e dados esses complementados pelo ilustre entrevistado Roberto Duailib sócio da agência de publicidade DPZ, o que já dispensa apresentações é todo aquele que estuda publicidade ou pretende estudar deveria conhecer a história dessa grandiosa agência de publicidade.

Vamos aos dados apresentados por Sergio Waib, que já foi diretor da Jovem Pan e hoje é empresário da área de comunicação e de Roberto Duailib que simplesmente está no ramo da publicidade há 61 anos então segue os dados em negrito e parênteses a minha opinião

A publicidade emprega atualmente no Brasil 30 mil pessoas e por ano forma 37000 pessoas, (aqui fica claro que é um mercado de trabalho publicitário é inchado e não tem a mínima condições de absorver a todos os formandos para isso acontecer o mercado publicitário teria que apresentar crescimento de 107% ao ano, ou seja, a cada teria que dobrar o número de agências).

realidade da publicidade

Apenas 15% atuarão diretamente com publicidade (ou seja, mais um número desanimador, ou seja 85% dos formandos não irão exercer a função de publicitário, conforme já dizia em 2006 na turma na qual eu me formei a sala era composta por 50 alunos, desses apenas 5 conseguiram exercer a profissão)

Há espaço para trabalhar em áreas correlacionadas a publicidade ( essa é a boa notícia segundo Roberto Duailib, há espaço para os publicitários  nos fornecedores, veículos de comunicação, produtoras e empresas, porém fica o alerta do momento que o publicitário opta por atuar em uma área correlacionada ele enfrenta concorrência direta de outros profissionais com formação especifica por exemplo em uma empresa que possui departamento de marketing enfrentara a concorrência de administradores de empresas, administradores em marketing entre outros, em uma produtora enfrentará a concorrência de profissionais formados em editoração e assim por diante, ou seja, para o lado que for haverá grande concorrência)

Há espaço para empreendedores (outra boa notícia aos formandos porém como bem sabemos maioria quer um emprego e não ser dono de uma empresa).

A empregabilidade chega a 92%(caso você se forme em publicidade a chances de conseguir um emprego são grandes, agora a qualidade desses empregos, ou mesmo se atuam diretamente ou indiretamente com publicidade não foi posta em questão)

O publicitário pode atuar no comercio (segundo Duailib essa é a área onde há mais chances do publicitário conseguir uma colocação no mercado de trabalho já que a área é muito extensa)

Conclusão, fazer publicidade por puro e simples conhecimento ainda é válido, se o objetivo é ter apenas um diploma de curso superior também, para ser empreendedor também vale, agora para ser um mero funcionário, conforme podem observar é uma situação complicada onde poucos conseguirão uma vaga por incompetência? Não simplesmente porque não tem espaço para todos.

Não matar o sonho de ninguém caso insista em fazer publicidade lembre-se somente o diploma não será suficiente, portanto aprenda um segundo idioma, faça todos os cursos extra curriculares possíveis, aprenda Photoshop, Illustrator, Corel Draw, Indesing e tenha conhecimentos avançados em Excel, Word e Power Point, com isso suas chances serão bem maiores.

Anúncios

9 comentários em “A realidade sobre o mercado de trabalho para publicitários.”

  1. Pelo menos o texto fala que sem emprego não fica. Porém discordo desses números apresentados. Tem muita gente formada , mas concorrente mesmo são poucos, HA ESPAÇO PARA QUEM QUER. Pois muitos desistem.E outra concorrência tem em tudo que é lugar, se todo mundo tiver medo da concorrência ninguem vai tentar e vai ficar em casa assistindo tv.
    Eu prefiro ser otimista

    1. Concorrência tem em todo lugar o problema da publicidade é que a concorrência é grande a ponto de gente competente ficar de fora, simplesmente porque não há vagas, uma coisa é você enfrentar a concorrência em um setor que as vagas são geradas proporcionalmente outra coisa é você concorrer em um lugar que as vagas não são criadas na mesma proporção de formandos.

  2. Jean achei bem legal, mas você só me poderia informar de onde tirou esses dados. Sou estudante de publicidade e tenho que fazer um trabalho exatamente desse assunto, o mercado, muito obrigado e fico no aguardo

    1. Desculpe a demora em responder os dados foram tirados do programa Giro Bussiness maioria deles foi apresentado pelo Dualib.

  3. Olá Jean! Achei o texto muito interessante. Sou publicitária, e a realidade infelizmente é essa. Graças a Deus eu consegui trabalhar na área, mas a grande maioria dos meus colegas de faculdade não. Muitos com pós graduação e conhecimentos extras, mas mesmo assim não conseguiram nada. E quando conseguem, é por condições que chegam a ser ridículas; Isso é um pouco complicado, gostaria que a situação fosse outra, mas ainda não consigo ver o mercado de trabalho em nossa área com otimismo.

  4. Olá Jean!Tenho um sonho de trabalhar em uma grande empresa de publicidade,começo esse ano o curso de Publicidade.Estou muito otimista obrigado pelas informações você me ajudo a ver melhor o outro lado da moeda do curso.Apesar de toda as suas informações ainda estou confiante de que com as qualificações adequadas e com a determinação que tenho não sera difícil de realizar esse sonho tenho 17 anos ja venho a algum tempo me especializando para trabalhar na área.Obrigado pelas informações e boa sorte em sua carreira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s