Record a caminho da liderança ou decadência?


record

A Record quando foi comprada por Edir Macedo era uma emissora falida e sucateada, comprada com o dinheiro dos fiéis da Universal cujo o objetivo inicial era ser uma emissora gospel, porém a ideia foi esquecida, onde a programação evangélica ficou restrita a madrugada e quando muito alguns desenhos gospel ou alguns cultos evangélicos, em fim a emissora decidiu ser um canal comercial com uma meta ambiciosa ser a emissora com maior audiência no Brasil.

E essa retomada da Record começou de forma tímida em 1990 quando no mês de outubro ela conseguiu o feito de empatar em números de audiência com a Rede Globo e começou sua reestruturação onde a emissora que antes estava ultrapassada em termos tecnológicos começou a investir em torres de transmissão, e em sua expansão deixando de ser uma emissora meramente paulista para ser uma emissora de alcance nacional.

Já em 2004, a emissora assume sua meta ambiciosa publicamente com o slogan: “Record a caminho da liderança” e para isso a emissora decidiu reformular sua grade de programação, cujo objetivo era a qualidade  e como consequência  audiência e  a formula encontrada para isso foi se inspirar na emissora a ser batida ou seja a Rede Globo, sendo assim a Record passou a investir pesado no jornalismo e teledramaturgia com destaque para a novela Prova de Amor que por alguns minutos conseguiu superar a audiência do Jornal Nacional e Chamas da Vida que conseguiu alcançar a liderança em alguns estados brasileiros nesse tempo a emissora conseguiu se consolidar  na vice liderança ainda que por poucos pontos à frente do SBT, vale também destacar que os direitos de transmissão da Eurocopa (2004) e jogos pan-americanos (2007) embora não atingiram a liderança chegou a tirar pontos das emissoras concorrentes.

Em 2008 a Record continuou a viver o milagre do crescimento com a audiência de seu principal telejornal crescendo enquanto que o da concorrência caia embora nunca chegou a ameaçar a audiência do Jornal Nacional o crescimento do Jornal da Record foi muito comemorado, porem os anos de 2009, 2010 e 2011 e 2012 foram anos de consolidação, onde a emissora continuou a crescer mas nem tanto como de 2004 a 2008.

Houve algumas apostas que não foram assim um grande sucesso como o programa Legendários que  já em seu primeiro ano apresentou baixos índices de audiência, e hoje em dia a emissora de Edir Macedo continua insatisfeita com a audiência do programa que ainda passa por ajustes, outra aposta da Record que deu errado foi a contratação de Gugu Liberato que além da baixa audiência os custos de produção não geravam o retorno esperado o Programa da Tarde também não está conseguindo bons índices de audiência, o que manteve o programa no ar foi um patrocínio conseguido por Roberto Justus, já para resumir a situação da Record é que em 2008 sua audiência média das 7h às 0h era de 8,3 pontos em 2012 essa média caiu para 6,7 e tudo isso após um investimento de 3 bilhões de reais e a emissora encerrou 2012 com audiência média de 6,2.

Além disso houve na Record demissões de funcionários, ao que tudo indica o sonho de ser líder está cada vez mais distante.

2 Respostas para “Record a caminho da liderança ou decadência?

  1. A Record a caminho da decadência. Engano seu meu amigo.
    Estamos no outono de 2014 e o tempo tem respondido aos que duvidam do crescimento da Record.
    Vejam os resultados de audiência obtidos pelos seguintes programas: Jornal da Record, Domingo Espetacular, Balanço Geral, Domingo Show, entre outros.
    O Brasil está mudando e o povo tem aprovado o padrão de qualidade da Record que é alicerçado em um Jornalismo Verdade.
    A Record está crescendo sim e Rumo a Liderança. Mesmo com a audiência medida pelo Ibope que muitos de nós já sabemos, não é uma empresa confiável.
    No ano que vem, a JFK, empresa alemã também medirá a audiência no mercado brasileiro e então teremos números verdadeiros da audiência da Record e de outros concorrentes da Globo.

  2. Quem tem mais de 20 anos de idade, com certeza se lembra do monopólio da Rede Globo nos meios de comunicação televisiva. Suas novelas ditavam regras de comportamento, moda e valores. Seu jornalismo determinava o que era importante ou não chegar ao conhecimento do povo. Não que esse cenário tenha mudado. A Rede Globo ainda tem uma influência enorme sobre os brasileiros. No Entanto, a cada ano perde força e poder. Porém o telespectador já percebeu que ela não é a única alternativa televisiva e descobre, cada vez mais, que existe programação de qualidade em outras emissoras. A prova disso é a liderança da Rede Record, que já se tornou campeã de audiência em diversos horários. Enquanto a Rede Globo decidiu não mudar a estratégia de veiculação, priorizando novelas e entretenimento, a Rede Record foi, aos poucos, inserindo programação de qualidade em sua programação.
    Com a estreia do “The Love School – A escola do Amor” apresentado por Renato e Cristiane Cardoso, aos sábados, às 12h00, a emissora mostrou que é possível orientar casais a restaurar o casamento. Com isso, saiu na frente ao provar que é viável usar o horário nobre para causas realmente nobres.
    A estreia do programa “Domingo Show” tem garantido ótimos índices de audiência aos domingos.
    O brasileiro está mais seletivo ao buscar conteúdo e informação de qualidade. Está mais exigente e já percebeu que, para ter acesso a uma programação de excelência , precisa mudar de canal. A decisão da Rede Record de investir em jornalismo, de levar os fatos à população , foi ao encontro do que o brasileiro quer. É o que aponta uma pesquisa encomendada ao Ibope pela Presidência da República : Entre os cinco telejornais mais influentes do País, o Jornal da Record foi o segundo mais citado pelos entrevistados. Na programação em geral , incluindo telenovelas, reality shows e fimes, o “Jornal da Record” foi o terceiro mais lembrado.
    A escolha da população não é à toa. Quem poderia imaginar que minisséries biblicas fariam tanto sucesso? A Rede Record teve essa visão e apostou que aproximar o público das histórias da bíblia de uma maneira atrativa seria a chave para o sucesso. E deu certo “Milagres de Jesus” exibido às quartas-feiras, tem garantido o segundo lugar com média de 10 pontos na audiência, uma marca nunca vista na televisão brasileira para um programa com conteúdo cristão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s